terça-feira, 4 de novembro de 2008

Amostra experimental feita com alunos de 1° ao 6° semestre de Jornalismo da UNIP-DF

1º Por que você faz jornalismo?

1.Porque optei por uma profissão dinâmica.
2.Porque acho interessante e gosto!
3.Porque é um trabalho interessante de se executar
4.Pois é uma área que gosto muito, e porque tenho vários planos futuros para esta área
5.Porque eu gosto de trabalhar com a informação social
6.Aptidão
7.Porque sempre me interessei por essa profissão de informar a sociedade
8.Por gostar de escrever e observar a sociedade
9.Porque gosto e me sinto entusiasmada pela profissão
10.Gosto da área
11.Pois quero ser fotografa na área de moda/cultura
12.Porque quero fazer acontecer
13.Pelo interesse pela área de comunicação
14.Nato
15.Complexo. Mal formulada essa pergunta
16.Porque é uma ferramenta importantíssima que possibilita levar informação e conhecimento a quem não tem condições de estudar por exemplo. Fazer parte disso como jornalista é fantástico
17.Porque gosto da área, e admiro.
18.Porque sou assessora de imprensa
19.Porque gosto muito de ler, escrever e de jornalismo.
20.Porque eu quero poder mostrar para a sociedade a verdade em relação aos fatos. Quero contribuir socialmente, junto aos meios como funciona as várias partes de um determinado fato.

2º Como vc considera a imprensa atual?

Ótima Boa Regular Ruim Péssima

1 13 5 0 1

3º Você confia na mídia atual?

Sim Não Às vezes
12 6 2

4º Você sabe o que é o "Quinto Poder?”.

Sim Não
8 12


5º Você acha que o jornalista tem o papel de educar a sociedade?

Sim Não
13 7


6º Você acha que o jornalista tem o poder de melhorar a sociedade?

Sim Não
12 8


7ºVocê pensa em fazer um jornalismo diferente do atual? Como?


· Não
· Não
· Não respondeu.
· Não
· Não
· Não
· Não
· Não
· Não
· Não
· Não
· Não
· Não tenho opinião formada sobre isso.
· Espero que sim. Procurando fazer tudo diferente do que é feito hoje na mídia
· Sim com mais liberdade e expressão
· Sim. Abolino o sensacionalismo sem fazer as pessoas de bobo
· Sim Trabalhando efetivamente na área social
· Sim. Aliando-o a uma função social
· Sim. Melhorar reportagens, publicando notícias, fatos, muito melhores do que as atuais.
· Sim. Ao longo do curso descobrirei
· Sim. Ser menos sensacionalista e mais verdadeiro
· Acredito que atualmente o jornalismo busca apenas satisfazer os desejos(de lucro) do jornal. Eu gostaria de poder mostrar a população a “verdade” dos fatos. A mídia deve ser mais imparcial.


---------------------------------------------------------

Pesquisa feita pelo nosso grupo e anexada ao projeto integrado de comunicação (PIC)

Nenhum comentário: